quinta-feira, 28 de junho de 2012

domingo, 17 de junho de 2012

WEBQUEST O FUTURO É AGORA!


  Projeto: Poesias Encantadas 

Objetivos 

- Brincar com a sonoridade das palavras.
- Ampliar o repertório literário.
- Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias).
- Cantar e recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir
- Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade.
- Aprender a expressar-se num grupo.
- Conhecer a prática social de um sarau (e tudo que a envolve) em que as pessoas se reúnem para apreciar e declamar poesias, além de interagir com um público ouvinte.
- Desenvolver a comunicação oral
- Relacionar a leitura e a escrita das poesias
Público Alvo: Alunos do 5ano
  Desenvolvimento
1ª etapa
Acomodar os alunos em roda, escolhendo poesias e lendo para a turma. Expressando os sentimentos que aparecem no texto durante sua leitura, como medo, espanto, alegria, tristeza, humor.

2ª etapa
Pesquisar com os pais ou familiares se gostam e conhecem de cor alguma poesia. Criar apresentações no power point de poesias e estrofes escolhidas, que lhe sejam significativas.

3ª etapa
Faremos  uma lista com os títulos das poesias preferidas do grupo.

4ª etapa
Solicitaremos ao grupo a idéia de organizar uma apresentação de slides das poesias. Cada turma deverá aplicar a poesia escolhida.

5ª etapa
Promoveremos situações de escrita a partir da poesia escolhida. Por exemplo: criar ou reproduzir poesias em power point ou word e apresenta-lás aos demais, entoando a leitura ou interpretando,explorando rimas e sons.
Desenvolveremos jogos de leitura relacionando o título da poesia com algum verso, ou o título com o nome do autor, ou alguma ilustração relacionada ao título, sempre a partir da poesia já memorizadas pela garotada.

6ª etapa
 Apresentação de slides para apresentação.



Avaliação  
Ao final do projeto espera-se que as crianças sejam capazes de reconhecer características do texto poético (divisão em versos e estrofes e rimas, por exemplo), se expressar e se apresentarem em público, de maneira eficaz e adequada, transmitindo sentimento da poesia apresentada.Nossa intenção é adaptar este projeto a webquest, produzindo estas atividades com meios tecnológicos.