domingo, 17 de junho de 2012
Projeto: Poesias Encantadas
- Brincar com a sonoridade das palavras.
- Ampliar o repertório literário.
- Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias).
- Cantar e recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir
- Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade.
- Aprender a expressar-se num grupo.
- Conhecer a prática social de um sarau (e tudo que a envolve) em que as pessoas se reúnem para apreciar e declamar poesias, além de interagir com um público ouvinte.
2ª etapa
5ª etapa
6ª etapa
Apresentação de slides para apresentação.
Avaliação
Objetivos
- Brincar com a sonoridade das palavras.
- Ampliar o repertório literário.
- Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias).
- Cantar e recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir
- Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade.
- Aprender a expressar-se num grupo.
- Conhecer a prática social de um sarau (e tudo que a envolve) em que as pessoas se reúnem para apreciar e declamar poesias, além de interagir com um público ouvinte.
- Desenvolver a comunicação oral
- Relacionar a leitura e a escrita das poesias
Público Alvo: Alunos do 5ano
Desenvolvimento
1ª etapa
Acomodar os alunos em roda, escolhendo poesias e lendo para a turma. Expressando os sentimentos que aparecem no texto durante sua leitura, como medo, espanto, alegria, tristeza, humor.
2ª etapa
Pesquisar com os pais ou familiares se gostam e conhecem de cor alguma poesia. Criar apresentações no power point de poesias e estrofes escolhidas, que lhe sejam significativas.
3ª etapa
Faremos uma lista com os títulos das poesias preferidas do grupo.
4ª etapa
Faremos uma lista com os títulos das poesias preferidas do grupo.
4ª etapa
Solicitaremos ao grupo a idéia de organizar uma apresentação de slides das poesias. Cada turma deverá aplicar a poesia escolhida.
5ª etapa
Promoveremos situações de escrita a partir da poesia escolhida. Por exemplo: criar ou reproduzir poesias em power point ou word e apresenta-lás aos demais, entoando a leitura ou interpretando,explorando rimas e sons.
Desenvolveremos jogos de leitura relacionando o título da poesia com algum verso, ou o título com o nome do autor, ou alguma ilustração relacionada ao título, sempre a partir da poesia já memorizadas pela garotada.
6ª etapa
Apresentação de slides para apresentação.
Avaliação
Ao final do projeto espera-se que as crianças sejam capazes de reconhecer características do texto poético (divisão em versos e estrofes e rimas, por exemplo), se expressar e se apresentarem em público, de maneira eficaz e adequada, transmitindo sentimento da poesia apresentada.Nossa intenção é adaptar este projeto a webquest, produzindo estas atividades com meios tecnológicos.
Assinar:
Postagens (Atom)